2010-11-11

Recibos Verdes, conheces?

Ora bem, numa sequência um pouco diferente do Despedir em Partes, vamos agora considerar algo muito interessante, perguntam agora: o quê? Respondo eu: Recibos Verdes.

Ora bem (outra vez), vejamos, Recibos Verdes, que coisa tão interessante. Muita gente já deve ter escrito sobre isto, pois então aqui vai mais uma, porque digo: nunca é demais, se até agora ninguém ouviu é porque nunca é demais, até um dia. Que dia? Esse mesmo. Qual? Aquele em que as coisas finalmente mudam.

A filosofia dos Recibos Verdes seria: uma empresa em nome individual. Logo mais encargos e o que quer dizer isto de mais encargos? Aqui vai pois então: retenção na fonte de 21.5% e pagamento de Segurança Social de cerca de 160euros (quase, quase - pronto, se não tiver direito a redução, isto claro no regime obrigatório, porque o alargado é mais). Agora perguntam e tem de ser sempre assim?

Ao que respondo: não. Mas se não se reter na fonte no ano seguinte tem de se fazer pagamentos por conta às finanças num valor estipulado por eles feitos em 3 vezes sendo que a primeira é obrigatória e as outras uma opção, isto sem falar que no IRS se não se reteve na fonte provavelmente vem uma conta para pagar. Mas vejamos outra vez, se só se fizer a primeira prestação de pagamentos por conta as outras vão contar no fim no bolo final que se chama como? IRS.

Assim sendo num salário de 1000euros retira-se 160 (quase como disse atrás) para a Segurança Social, mais 215 para as Finanças o que dá um total de: 625euros limpos. Isto claro se se estiver isento de IVA. Mas quando se atinge os 10 000 euros ano passa-se a pagar IVA no ano seguinte que por enquanto está em 21% (embora não por muito tempo).

Redução de Segurança Social consegue-se num valor que não posso precisar mas que é consideravelmente inferior a 10 000euros.

Quando não se ganha nada nesse mês é indiferente para a Segurança Social, paga-se igualmente, afinal somos uma empresa em nome individual.

Era bom que assim fosse completamente, mas nem sempre é assim. Isso é outro assunto ainda.

Já agora, direitos: nenhuns. Baixa? Só no sistema alargado de Segurança Social e apenas quando superior a 30dias (nos primeiros 30: nada). Desemprego, adivinhem. Nada também. Pois como empresa em nome individual só deixamos de ter trabalho por opção própria, logo sem direito.

Como qualquer trabalhar temos que ter um seguro de trabalhador, neste caso independente e pago por nós, pois somos a nossa própria empresa.

Agora: a maioria das pessoas a trabalhar com recibos verdes não são trabalhadores independentes mas sim por conta de outrem, o facto é que não os contratam como tal. É ilegal? É, mas quem se mexe para acabar com isto?

Se estiver errada digam, aceito correcções sobretudo se for para melhorar o panorama que aqui coloco.

Embora a foto não seja minha, até poderia ser, porquê? Adivinhem.
Indignada? Não, mas: Recibos Verdes, conheces?