2011-01-24

Em Linha

Hoje, na Prova Oral, o convidado era o actor Virgílio Castelo. Gostei muito da entrevista, muito embora seja suspeito, porque sempre que é um actor ou actriz fico duplamente atenta. Mas se fosse um apresentador como Tânia Ribas de Oliveira, também ficaria colada - se me perguntarem porquê eu digo: comunicar é a minha vida.

Assim sendo houve uma citação que o actor fez que me tocou mais ainda: "O actor tem de estar em linha.", palavras de Ruy de Carvalho. Ele pelos vistos já esteve ligado a algo militar e daí essa expressão. Mas estar em linha é ser-se versátil, sempre que se está em teatro dar o melhor, no cinema - dar o melhor, na televisão - dar o melhor. Segundo Virgílio é difícil ser-se um bom actor e versátil. Eu concordo, digo mais, num meio mais pequeno ainda o actor estende o seu trabalho e faz de tudo um pouco para colocar uma peça em pé. Digo de viva voz.

Essa expressão "Em Linha" é demais, mas vou um pouco mais além na sua interpretação: o actor tem de estar em linha - sintonizado, em todos os sentidos. Se por um lado tem de estar na hora certa no lugar certo e na "frequência certa", por outro tem de estar sintonizado com todo o trabalho que é o de ser actor. Já agora, é também muito bom que se esteja em sintonia com o produtor, encenador, realizador e por aí fora.

Por isso, quero manter-me "em linha" e vou alargar esta linha para o campo da comunicação.