2011-02-12

Qual é mesmo o objectivo?

Bom, vamos falar de investimentos. Vamos?

A mim parece-me bem.

Quando somos pequenos ouvimos: estuda, estuda para seres alguém.

Vamos crescendo e continuamos a ouvir o mesmo.

Pois, se antes era certo, hoje eu digo: pensem bem.

Agora devem estar a pensar que eu sou contra estudar. Mas não é esse o caso, penso apenas (e digo é a minha opinião) que se deve pensar bem no que se vai fazer à vida e cada vez mais se deve fazer isso. Se antes era garantido que um licenciado saía de um curso e tinha emprego, hoje não.

Se antes até se podia escolher um curso sem saber ao certo o que se gosta, agora não. Quanto melhor se souber o que se quer fazer da vida - melhor, quanto melhor se estiver informado do caminho a tomar para lá chegar - melhor. Isto evita muita coisa, tal como: criar gente desesperada e frustrada. Fazer um curso, hoje só faz sentido se for mesmo esse o caminho.

Por isso, sugestão, antes do ensino secundário, que brevemente nada mais é que básico, pensem quais as saídas, os gostos, a melhor formação. Sentir o que se está a fazer ter gosto pela matéria estudada e o futuro trabalho é um grande passo para se evitar frustrados.

Muito embora isto não seja suficiente. Devíamos olhar para o panorama e eu digo: mudar o que se passa.

No final de um curso o que vem? Ah?! Estágio não remunerado e depois? Estágio não remunerado e depois? Estágio não remunerado e depois? Trabalho mal remunerado. E parece mesmo uma cadeia. Se compararmos muitas vezes técnicos ou não técnicos ganham muito mais do que licenciados e uma pessoa pergunta: vale a pena o investimento de anos e financeiro?

Nada contra o salário dos não licenciados, mas muito contra o que fazem com os licenciados e a exploração para com os mesmos.

Por isso o melhor é mesmo pensar no que se gosta de fazer (porque supostamente é para a vida toda, ou quase e isso é muito tempo) traçar o caminho para atingir os objectos e do outro lado: parar de explorar licenciados.

Passou-me assim pela cabeça, será que é mesmo assim?

Vamos falar de investimentos?