2011-03-18

Labirinto

Conhecem um labirinto? Portanto um local com muitos caminhos, alguns sem saída e outros que vão dar ao centro e essa é a finalidade. Quando era pequenina, eu adorava labirintos. Eles eram muito usados em jardins de palácios e eu sonhava com isso. Com os palácios também, mas referia-me neste momento aos labirintos. Nunca encontrei um realmente "labirintico", mas vi vários ainda muito pequenos que se consegue ver todas as hipóteses e onde não há dúvida alguma. Ia fazendo de conta que estava num a sério - mas o facto é que não.

Bom, hoje, acabo por não me apetecer muito entrar num labirinto a sério e porquê? Por medo de me perder e não encontrar a saída e pior: as duas saídas: a de chegada ao centro e a de saída de lá. Assim sendo, não me agrada essa coisa de labirintos. Os pequenos tudo bem. Se levar uma bússola ainda se pensa no assunto, mas com um GPS atiro-me de certeza.

Então sabem o que eu acho que está a acontecer? Que há anos atrás os governantes plantaram um labirinto, mas não fizeram um mapa. Como era pequeno conseguiam andar por lá lindamente, até que foi crescendo. A determinada altura uns ainda viam por onde andavam, contudo continuou a crescer e agora não há como visualizar saídas. Se não tivessem entrado no labirinto estar-se-ia bem, mas como entraram têm que obrigatoriamente chegar ao centro e voltar para trás - são as regras do jogo. E esse é o problema. Não têm mapa, esqueceram da bússola em casa e ainda não havia GPS quando entraram lá dentro.

E agora? Haverá solução? Há pois, mas têm que estar muito atentos e só os melhores chegam ao fim do jogo. Cá fora, do labirinto, está alguém que tem em sua posse um GPS e ainda os consegue ver, esse alguém pode dar as direcções, mas só quem mantém a calma e é de facto uma pessoa integra é que consegue ouvir essas indicações. Assim sendo, temos que esperar!