2011-09-15

A crescer

Crescimento é algo constante.

Hoje, a minha voz fala baixinho, só mesmo para quem quiser ouvir. Afinal, quem quiser ouvir ouve, independente do volume.

Hoje, falo de uma parte de mim. Assim como o meu corpo é constituído por células, também a minha vida tem partes que fazem de mim o que sou. Então, hoje, a minha voz tem volume de mãe - baixinho para não a acordar. Mas audível por ser importante.

Pequena, ainda pequena. Mas tão crescida! Digo crescida mesmo. Ainda outro dia soube que estava grávida dela e agora já é uma criança com 3 anos - cresceu. Um facto: cresceu. Vai continuar a crescer e isso é bom. Como mãe tenho quero dar-lhe coisas importantes. Mas isso da importância pode ser relativo porque depende de cada qual - das suas prioridades. Por isso esta voz fala das minhas que podem quem sabe ser dicas para quem ouvir esta voz.

Mais do que muita coisa, a coisa certa na hora certa. E ora aqui está a decisão! Pode parecer complicado e até poderá ser. Mas para ligar o "descomplicador" faço uma espécie de triagem:


  • Felicidade dos pais e dos filhos
  • Utilidade
  • Aproveitamento 
Com este tipo de triagem consigo sinto-me um pouco mais tranquila.

Depois e não menos importante é decidir com que preencher a nossa (família) vida. Eu pessoalmente sinto o essencial não é tão linear quanto isso, se não vejamos:


  • Cultura
  • Actividades extra 
  • Passeios
  • Prendas
Todos estes pontos podem ser considerados extra (necessidade), mas, para mim são essenciais à vida. E depois vem: mas não tenho vida para tudo! Aqui cabe: decisão.

Agora vou revelar-vos o meu truque:

Penso na minha menina e na idade que ela tem.

Exemplo: gostava de ir com ela à Eurodisney, se é pesado para o momento penso ela é pequena. Daria valor ir lá mas não tanto como se tivesse alguns anos a mais. Então: ir ao parque da esquina, brincar com ela em casa ou mesmo num outro local menos dispendioso... e por aí fora. Ela ficaria feliz, eu também por vê-la feliz, seria útil porque brincar desenvolve em muito a criança e sem dúvida que aproveitaríamos da melhor forma o momento.

Por outro lado, acho que actividades culturais são importantes e investir numa que a possa ajudar a crescer é importante, mesmo tendo a idade que tem.

E ainda: cinema, teatro, exposições como Serralvesformação/actividades e ainda sem ser menos importante ler algo que nos possa ajudar com os nossos filhos. (os links são apenas sugestões da minha parte)

Assim sendo: aqui fica a minha voz sobre aquilo que vim construindo através do crescimento a minha filha como filha e meu como mãe.

E como diria à minha filha: beijinho, gosto muito de ti e até logo.