2010-08-25

Vamos falar de dinheiro

Bom, não é bem de dinheiro que quero falar. Quero antes falar de condições e indirectamente terei de falar de dinheiro.

Todos falam da crise, ou quase todos, pelo menos uns falam porque a sentem/vivem, outros porque gostam de discutir sobre o assunto, outros para passar o tempo e ainda existe o factor moda.

Aqueles que vivem essa falta de condições que a crise trás pode lamentar-se (o que não ajuda nada), pode falar do assunto com revolta (o que também não ajuda nada), pode mostrar - mas a quem interessa mostrar não está interessado em ver. Sendo assim só resta fazer de tudo para mudar a sua condição. Não vou dizer que é fácil porque nenhum problema é fácil de resolver enquanto o vemos como problema (seja ele qual for).

Discutir sobre o assunto pode ser interessante, mas nada muda por se discutir o assunto. Até porque quem o discute não sabe o que é estar na situação, ou estando nela não sabe como sair. É fácil falar: cada um está na situação que quer (julgar os outros). Pode até ser assim, pode ser muito óbvio que é assim, mas pode não ser tão óbvio. Então que vamos fazer: debater o assunto?! (como se diz num chat: lol)

Muitas vezes não sabemos o que fazer ao tempo, então porque não passá-lo usando temas badalados? Crise.

Hoje, ouvi algo que me chocou. Como é que alguém tão jovem pode pensar que nos devemos resignar a ganhar muito pouco ou quase nada: falta de dinheiro não cria condições e não há quem seja feliz sem as mesmas. Não vou citar, porque não é esse o interesse vou apenas dizer que me inspirou a escrever sobre o assunto, sem querer discutir, reclamar, acusar, mostrar ou mesmo passar o tempo.

Bom, frase do dia (lol - outra vez): onde estão condições? Não se trata de quanto se ganha, mas de quanto fica depois das despesas e é essa diferença que é difícil de existir, muitas vezes até se inverte. Isso não é uma vida condigna e respeitar o trabalho dos outros é também oferecer condições de vida.

Hoje, falei de muito mais do que dinheiro.