2010-10-29

Entrevista Ruy de Carvalho




Na Prova Oral de ontem foi convidado Ruy de Carvalho, estive atenta todo o programa, bom tudo fervilhava dentro de mim queria mesmo estar envolta na conversa porque assim que liguei o rádio ouvi, pela Rita Moreira: no teatro fazem-se omeletes sem ovos. Um facto. Eu sou Licenciada em Teatro e fui para este curso porque quis, porque dentro de mim fazia todo o sentido.



Uma vez encontrei no Teatro Nacional de S. João a Irene Cruz (actriz), ela é amiga de uma amiga de uma amiga minha, ou seja um role de gerações de amizade, e eu estava com essa minha amiga (Paula) que tem uma amiga que é amiga da Irene Cruz, foi então que a Paula se dirigiu à Irene (eu vermelha de vergonha) e estivemos a falar com ela. No meio da conversa a Paula mencionou que eu queria ser actriz ao que a Irene respondeu: se quer ser actriz vá ter formação, existem boas escolas e hoje toda a gente quer ser actor sem formação. Eu queria sim ter formação, fui. Quatro anos e uma licenciatura. Muitas dificuldades num meio muito fechado, então lá vou eu cheia de força com uma gravidez no meio e uma barriga em palco (fazendo de Carochinha) à procura do meu espaço no mundo do teatro - criando. Criando textos, encenações, projectos e batendo de porta em porta. Enfim. Fazer omeletes sem ovos.

Voltando atrás, assim que ouvi a Rita Moreira a falar de omeletes sem ovos vi-me a mim Rita Burmester e também Moreira a percorrer este pequeno sítio com malas às costas fazendo um trabalho muito difícil de fazer e: LIGUEI. Atenderam logo, fiquei admirada pois houve alturas que nunca consegui (linha ocupada) e ontem foi logo. Entretanto houve um problema nas linhas e tanto esperar fiquei sem bateria e já não entrei no programa. Muito embora estivesse em pulgas para falar porque era um tema que eu vivo com um convidado de larga experiência profissional, também não fico triste porque ouvi muita coisa que não costumo ouvir em lado nenhum e traz um pouco do outro do teatro.



Por isso minha gente, ouçam a Prova Oral com Fernando Alvim e Rita Moreira.

Vejam o Blog do progama, sobretudo ouçam o PODCAST de ontem, mas aproveitem e entrem pela porta da Prova Oral pois há sempre excelentes entrevistas e temas com bons entrevistadores.


Seguem-se os links para o blog e o Facebook:


http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/prova-oral/

http://www.facebook.com/provaoral#!/provaoral