2011-01-03

Ser Mulher

Sim, vou falar disto: Ser Mulher.

Quando era pequena a minha definição de ser mulher era esta: ter carta e conduzir, carro (obviamente), cartão multibanco (com saldo - sempre, aquelas máquinas magníficas que davam dinheiro quando se colocava um cartão, era tão lindo!), ter trabalho (de uma forma apaixonada), casa, filhos (porque sempre sonhei ser mãe) e sem puder deixar de ser vestir bem, ir ao cabeleireiro e finalmente ler revistas.

Ora bem, as coisas não são bem assim. Eu cresci (que pena!), lá se foi essa definição de mulher.

Eu queria mesmo ser mulher quando fosse grande.

Agora, até sou, penso. Pelo menos idade para isso tenho e até alguns dos parâmetros acima indicados, mas nem tudo é tão linear e simples. Ás vezes torna-se difícil ser mulher (pelo menos esta é a minha perspectiva, porque eu sou mulher, se fosse homem, não sei o que diria, mas um dia vou fazer essa experiência - tentar ver pela perspectiva de um homem).

Eu gosto de ler umas revistas e inspirou-me algo que li noutro dia na Lux Woman escrito pela directora: Rita Machado. Partilhamos o mesmo primeiro nome e agora partilharemos o (Re)Começar Todos os Dias. Sim, assim começa a sua crónica se assim lhe posso chamar.

Pois bem, para quem leu ainda num post anterior eu falei de reboot, pois ela reforçou esse reboot. Conta ela que uma vez quando terminou uma relação alguém lhe disse: "Rita, recomeçar, recomeçamos todos os dais quando acordamos e nos levantamos." Bom, Rita (eu), é isso tudo. E nada podia se encaixar melhor no conceito de mulher (no meu conceito actual de mulher).

Isto numa mensagem de início do ano cai mesmo bem. Segue falando do conteúdo da revista, onde se pode ler sucesso (muito agradável e energético) e termina em grande "(...) a minha ideia para si é a de que não espere pelo dia 1 de cada ano para começar algo... Faça-o todos os dias.".

Para mim ser mulher agora é uma coisa diferente mas sobretudo Sê-lo Todos os Dias. Apesar de tudo o que possa acontecer, afinal: recomeçar, recomeçamos todos os dias.