2011-03-05

A sombra que quis Ser alguém

Houve tempos em que eu pensava muito sobre a sombra. O que é isso de ser sombra? Como é sombra? Ser sombra seria bom?

Mas a minha resposta, numa perspectiva inalterável, naquele momento, seria: ser sombra é o que pior pode acontecer na vida. Se não vejamos: não tem cor (1º), não tem vida a não ser a de outro alguém (2º) e anda sempre a tentar Ser alguém porque por mais que se movimente não deixa de repetir movimentos de outrem (3º).

Logo ser sobra não é bom.

O meu irmão quando era pequeno tinha medo da sombra e batia-lhe para ela se ir embora. Ele assustava-se com a própria sombra. Será a sombra um monstro assustador? O mais interessante é que a minha filha até já repetiu o feito do meu irmão.

Eu já me assustei com o ser sombra e nunca com a minha sombra porque se ela existe quer dizer que eu também. Então eu passo a agradecer a existência da minha sombra porque me fez reparar que eu sou alguém. Assim sendo não preciso que ela tente ser alguém, porque já é muito importante para mim.