2011-04-27

Este Blog

Ora muito bem. Este blog, o título deste post. Perguntar-me-ão porque falar mais uma vez deste blog. A minha resposta a esta pergunta é muito simples: vou falar sim sobre este blog, mas de uma forma diferente.

Diga-se que com isto da Internet todos nós podemos relatar, mostrar, escrever, bom, por aí fora. Todos nós podemos ter a nossa própria rádio e podemos fazer mais ainda... muito mais, opções não faltam.

Assim sendo todos nós podemos ser jornalistas. Será?

Não vou aqui discutir o que é ou não um jornalista, nem mesmo me vou apoiar em biografia alguma ou mesmo citações vou apenas falar sobre o que sinto e por isso: vale o que vale. Ainda assim, não deixa de ser o que sinto.

Jornalismo é uma profissão que tem voz, um facto mas que envolve muito mais do que falar. É para além de uma voz. Assim sendo, mesmo que eu (ou outra pessoa qualquer) queira abrir um blog, fazer uma rádio ter um site com imagens, vídeos e/ou relatos, nem por isso se está a exercer jornalismo.

Existem instituições para formar pessoas que querem exercer jornalismo se existem é por algum motivo. Ser jornalista implica ter responsabilidades e alguém que decide fazer algo faz, mas não é jornalista só porque faz algo.

Com isto poderíamos seguir para outras profissões como: actor. O facto de actuar não faz de mim um actor. A formação por si só também não faz de alguém um actor, assim como não faria um jornalista, mas se nenhum médico pode sê-lo sem acreditações, porque se passa isso noutras profissões em que toda a gente pode ser isto e aquilo.

Podia ir por aí fora, mas vou ficar por aqui.

Hoje, deixei aqui uma opinião bastante definida. É apenas o que penso, vale o que vale, como disse. Mas afinal: Esta Voz, a Minha Voz é isso mesmo - a minha voz e nada mais.

Fora deste contexto eu sou o que sou, aqui: é apenas a minha voz que fala. Contudo por mais que esta seja a minha voz, estou disponível para ouvir a vossa, por isso sintam-se à vontade.