2011-02-17

Qual o estado do Estado?

Boa pergunta esta do título, não?

Gostaria de ter uma resposta completa e com boas perspectivas. Mas o facto é que não tenho uma resposta concreta. Digo apenas que: Manuel Falcão escreveu algo no metro que me fez pensar. Quem quer pensar? Quem quiser por favor leia: para quem quer pensar.

Já está tudo pensado? Bem pensado?

Pois de tudo uma coisa saltou ao meu coração: quem somos nós para o Estado? "(...) retrato do Estado, um Estado para quem , cada vez mais, os cidadãos não têm direitos e são apenas devedores, culpados,  incumpridores." (FALCÃO, Manuel), no Metro. Uma fonte de receita, digo eu, incessante, quando não há dinheiro os contribuintes pagam e pagam mais, pagam sempre mais. Até quando? Gente, minha gente, até quando?

Não se trata de estar contra ninguém, nem mesmo a favor de algo. Mas neste momento o Fisco corre atrás do contribuinte como "se não houvesse amanhã". E será que o contribuinte sobrevive? Será? Pergunto mais uma vez, será?

Digo, quando vão atrás de alguém que já nem mesmo pode pagar, não porque estejam preocupados com a sua vida, mas sim com a sua dívida, existe aqui humanidade, respeito?

Responsabilidade social? Já ouviram falar? Vamos falar sobre isso?